Buscar
  • samaraohanne

Você sabe a diferença entre enquete, sondagem e Pesquisa Eleitoral?

Enquete é a simples coleta de opiniões de eleitores sem nenhum controle de amostra e sem a utilização de método científico para sua realização. Esse tipo de consulta depende apenas da participação espontânea do interessado.

A sondagem é um tipo particular de inquérito, estudo da opinião, geralmente feita fazendo-se uma série de perguntas a um pequeno número de pessoas e então extrapolando as respostas para um grupo maior dentro do intervalo de confiança.

a pesquisa eleitoral requer dados estatísticos realizados junto a uma parcela da população de eleitores, com o objetivo de comparar a preferência e a intenção de voto a respeito dos candidatos que disputam determinada eleição.

As pesquisas deverão ser divulgadas com o período de realização da coleta de dados; a margem de erro; o nível de confiança; o número de entrevistas; o nome da entidade ou empresa que a realizou e, se for o caso, de quem a contratou; e o número de registro da pesquisa.

Sendo as eleições um dos pilares dos regimes democráticos é importante que estes instrumentos com tamanho poder de influência sejam conhecidos por dirigentes partidários e dirigentes, para que se possa ser usado para instrumentalizar a sua vontade no processo eleitoral. Nesta perspectiva, saber fazer e ler os resultados de pesquisas, sondagens e enquetes, é uma competência fundamental para os dirigentes partidários, candidatos e seus assessores.

4 visualizações